terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Doilies & Coasters

Como de costume, hoje vim registrar algo que já há algum tempo eu tinha vontade de tentar fazer, e finalmente fiz alguns entre dezembro do ano passado e esse mês: doilies! Doilies são aquelas peças que algumas pessoas usam para ornamentar mesas, podem ser de papel, tecido, plástico... Sinceramente, eu não sei bem qual seria a tradução para o português, algumas pessoas chamam de centro de mesa, outras de guardanapo, aparentemente. A maioria dessas belezinhas que fiz, são em lace crochet (renda de crochê), técnica que acho uma gracinha e pretendo praticar bastante no futuro, em especial para usar em detalhes, como bicos, e um dia gostaria também de tentar fazer luvas bonitas e delicadas (bem pro futuro mesmo, fazer os dedinhos deve ser super difícil). 

Vale ressaltar, que tudo que mostrarei foi feito com a ajuda de tutorias de outras pessoas, e deixarei o link dos vídeos/canais lá embaixo. 

As fotos não ficaram muito boas, não tenho me sentido muito inspirada para isso ultimamente. 




Bom, essa duplina foi a primeira, na verdade são coasters/porta copos, mas eu fiz sem intenção de utilizá-los assim e decidi pendurá-los na porta do meu banheiro, a coitadinha tá tão surradinha, assim tem um pontinho de distração. Quando eu termino eu costumo cortar a linha em um tamanho grandinho, então foi só amarrar ambas as linhas ao redor de um prego que já estava lá, e fazer um lacinho. Eu, particularmente, achei que ficou fofinho. 





Esse foi o segundo, seu formato me lembra um pouco um cristal de neve, e acho uma gracinha. Eu o deixo na estante, abaixo do bibelô da Cenorita Coelha: 




🧸




Acredito que esse foi o terceiro, na verdade, acredito que nem seja considerado doily, mas utiliza a técnica de lace crochet. Com certeza foi um dos mais legais de fazer, foi muito bom ver essa borboletinha tomando forma. Infelizmente não tirei um foto mais próxima, porque minha mãe o colocou nessa portinha de um dijuntor (acredito que seja isso, mas não tenho certeza) e estava meio chatinho de tirar. Não sei se é perceptível, mas o tamanho é pequeno para médio, e como eu já disse: é uma gracinha! 




Esse foi o penúltimo, é o maior em tamanho, e está interminado, pois minha linha branquinha acabou e ainda não comprei outra, mas o padrão é lindíssimo com essa flor no centro e a folhinhas ao redor. O fiz com a intenção de colocá-lo no criado mudo, embaixo do abajur, e por enquanto está assim: 


 Provavelmente tirarei fotos novas quando terminá-lo. 


E por último: 



Esse também tem a flor no centro e folhinhas nas laterais, uma gracinha, mas tenho alguns problemas em controlar a tensão da linha, e acho que nesse ficou mais visível que nos anteriores. Ele também está na minha estante, mas não tirei fotos. 

Todos os tutorias que usei estão em inglês, mas são facinhos de entender.

Links: 

1. Coaster 
2. Não encontrei, mas colocarei aqui em breve
5. Também não encontrei, mas coloco aqui em breve! 

11 comentários:

  1. Que lindas suas toalhinhas de crochê! (creio que essa seja a tradução para o português, ao menos é o que eu ouço as avós dizendo). Eu amo fazer crochê, infelizmente essa linha fininha não é tão fácil de ser encontrada no Reino Unido, sinto falta de fazer crochê com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaa!! Procurei um site daí, e vi que nesse tem umas fininhas, ó: woolwarehouse . co. uk, eu não tenho muita noção se o preço é bom, mas vi que tem entrega grátis a partir de £25. ♥

      Excluir
    2. Ah, que fofa! Obrigada. Vou conferir esse site.

      Excluir
  2. Oi, Karine!
    Seu blog é tão lindo, suave, doce. Amei conhecer.
    Vim agradecer sua visita em meu blog e me encantei com o seu.
    Tive tantas oportunidades de aprender crochê e não aproveitei... acho tão lindo!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Muito, muito obrigada por elogios tão lindos, e sobre os quais fico feliz em poder devolvê-los a você. ♥
      Croche é lindo mesmo, e sempre é tempo de aprender, com certeza você terá mais oportunidades! Muito obrigada pela visita, beijos ♥

      Excluir
  3. Estou encantada pelo teu cantinho! Tão feliz de ter encontrado ele através das palavras fofas que você deixou lá no twee (ainda tenho que responder ♡)
    Sou apaixonada por doilies!! Acho tão delicado, há alguns anos atrás eu vi um tutorial de como fazer garlands com doilies de crochê e desde então sempre quis aprender. Minha avó sabe crochê e eu tentei aprender com ela (cheguei a conseguir fazer dois doilies bem simples!), mas como a nossa relação não é muito boa, eu acabei não aprendendo mais pois as agulhas e as linhas ficavam na casa dela.

    Quero muito um dia tirar um tempo para aprender crochê e tricô, acho que irá me trazer muita paz e alegria aprender ambos, pois é algo que sonho já faz um bom tempo... Há tantas coisas lindas feitas de crochê e tricô!

    Todos que você fez ficaram um amor (e as fotos ficaram boas sim!), estou encantada, ficou um mais lindo do que o outro. A da borboletinha então, sinto como se ela fosse sair voando a qualquer momento, uma graça :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel! E eu fico muuito feliz por te ver por aqui também! Crochê é uma delícia e muito delicado mesmo, e te apoio 100% a aprender quando você puder, e inclusive, apesar de não ser profissional ou saber muito, se você quiser e precisar, pode entrar em contato comigo e te ajudo a encontrar tutoriais ou em algum outro aspecto que esteja ao meu alcance. Também gosto muito de tricô, principalmente para vestimentas, mas ainda não tenho muita prática.

      Muito obrigada pelos elogios e pela visita. Abraços ♥ ♥

      Excluir