terça-feira, 22 de junho de 2021

Se organizar é difícil



Em fevereiro eu postei aqui o caderninho que havia comprado para tentar me organizar, e esse post é uma espécie de atualização. 

Assim como eu mencionei no texto anterior, minha rotina sempre foi bem vazia, até 2019 que foi a primeira vez que utilizei essa forma de organização porque estava estagiando, mas em 2020 meu dia a dia voltou a ser como sempre foi, e aparentemente eu não sei lidar com tempo livre, logo decidi me organizar com a caderneta novamente. 

Então... o caderno funciona bem, o problema sou eu. Eu constantemente esqueço de usá-lo, ou DEIXO PRA DEPOIS e acabo não fazendo... Daí fico naquele ciclo: deixo pra colocar o que pretendo fazer lá "mais tarde", não coloco, e acabo não fazendo nada. Além das vezes em que coloco e mesmo assim não faço. A minha conclusão é que, como eu disse ali em cima, não sei lidar bem com o tempo livre. Mesmo sabendo que tenho coisas pra fazer, também sei que não tenho nada com horário específico e acabo deixando para depois e esse depois nunca chega. 

Mas ainda estou determinada a tentar me organizar, claro. Costumo dividir o caderninho por meses, onde na primeira folha ponho os coisas principais que pretendo fazer com frequência (geralmente estudar, ler e fazer exercícios [durante todos esses meses dá pra contar na mão quantas vezes me exercitei], às vezes coloco outras coisinhas; em 2019 quando estudava presencial, colocava ir para a faculdade porque eu faltava muito rs). Depois coloco durante a semana as coisas que quero fazer no dia, e às vezes faço uma página para trabalhos de uma faculdade e outra página para a UniCesumar (que é onde curso minha segunda graduação). 

Fiz um vídeo mal feitinho com fotos do caderno: 





Acho que talvez seja uma boa ideia determinar horários para fazer as coisas, já que eu tenho problema com abundância de tempo, mas por enquanto decidi usar um outro 'método', que é estipular um tempo mínimo para as atividades, para isso, essa semana eu fiz uma planilha simples no Google Sheets. 




(depois que percebi que comecei em inglês, terminei em português)

Esses são períodos de tempo mínimos que quero dedicar a essas coisas diariamente, mas se por um acaso eu estiver com energia, posso ultrapassar um pouco. Coloquei "pouca" coisa porque não quero saturar minha cabecinha, e também porque quero deixar espaços livres para fazer outras coisas (como assistir algum filme ou fazer algum trabalho manual etc). 

É isso. Espero que eu consiga fazer alguma coisa!


15 comentários:

  1. Karyne, se organizar de fato não é fácil. Eu só percebi a importância disso quando entrei pra faculdade, e até hoje ainda tenho dificuldade porque sou procrastinadora rs'.
    Eu fui testando várias coisas com o tempo e fui me conhecendo, porque eu sempre tentava agenda mas percebi que não dava certo comigo, busquei por apps e nunca encontrava um "certo" pra mim. Hoje encontrei um meio termo, coloco algumas metas diárias numa agenda de papel (tem sido uma surpresa eu conseguir usar atualmente) e google keep, mas faço do jeito mais simples possível porque sei que é o que dá certo pra mim.

    Costumo colocar as coisas que eu sei que vou fazer na semana, mas o meu próximo passo é pensar a nível do mês. Espero que nós duas consigamos encontrar o nosso ritmo. Abraços <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também sou :( "pra que fazer agora, se posso fazer depois?"

      Que bom que está conseguindo! Geralmente, a única coisa que coloco pro mês são os hábitos mesmo, mas as tarefas geralmente ponho em nível diário, pretendo tentar colocar semanalmente/mensalmente também.

      Espero o mesmo, Liz! Obrigada pelo comentário. Abraços ♥

      Excluir
  2. Conseguir estruturar o tempo é realmente a melhor maneira que eu pessoalmente encontrei pra me organizar no dia-a-dia, ainda mais na pandemia. Porém tem dias que as coisas saem 100% do controle e isso me estressa tanto que eu fico improdutiva e empurro tudo pro outro dia. É complicado.

    Entendo bem isso de não conseguir anotar as coisas, eu tenho disfunção executiva por causa da bipolaridade (que na vdd suspeito ser TDAH) e simplesmente não adianta me empurrar métodos de organização que funcionam para pessoas neurotípicas porque pra mim não funciona.

    Achei muito fofo o jeito que você estruturou os meses, aliás "fofo" não é a palavra certa, mas enfim EU AMEI A SUA ESTÉTICA as~ç,da~çs,d

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é. Às vezes o fato de fazer algo que não era o esperado, como ir no mercado por exemplo, já me faz perder a vontade de fazer as outras coisas.

      Muito, muito obrigada kjkkllfkk!!

      Beijos ♥

      Excluir
  3. organização realmente é muito difícil, eu sempre dependi de organização pra conseguir sobreviver, e até hoje faço tudo errado auhusha esse ano eu comprei um planner incrível, ele tem várias divisórias pra absolutamente tudo, e tá me ajudando horrores, fora o planner de estudos que eu mantenho separado por motivos de: prioridades.

    a sua letra é tão linda, achei lindíssima a sua estética, chego nem perto de fazer um negócio bonito desses ahsuahs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho vontade de ter cadernos separados ano que vem, tô muito interessada em fazer um reading journal para minhas leituras, principalmente para tentar absorver mais delas.

      muito obrigada, milla! tenho certeza que você consegue fazer coisas bem mais bonitinhas que eu!

      abraços ♥

      Excluir
  4. (ai achei seu blog muito chique kajskas é uma estética bem legal e bem sua, já virou sua marca, já gravei aqui.)

    entendo bem quando diz que organização é difícil, pois sofro do mesmo mal! não consigo me organizar muito, sempre esqueço desses caderninhos que separei justamente pra isso. como você, não sei lidar com o tempo extra e postergo o que preciso fazer. aí só consigo fazer listas diárias do que quero e do que preciso pôr em prática, depois sair riscando. todo dia faço uma lista nova. percebi que assim funciona pra mim. espero que funcione a forma que você encontrou!

    ps.: caramba duas graduações! e eu reclamando de uma só. é muita força de vontade viu? aksjakjs

    beijo, Ka!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (muito obrigada, nicole! fiquei feliz ♥)

      Às vezes faço isso também, principalmente em semanas com muitas atividades da faculdade, coloco listinhas em papéis avulsos e vou riscando. Queria muito ser uma dessas pessoas que fazem as coisas o mais rápido possível, mas sou meio devagar kkggk

      nicole, eu nem sei o porquê de ter feito isso comigo mesma, apesar das minhas notas serem boas, é mais uma coisa para eu não me dedicar o máximo que poderia e deveria kjjkkk

      beijo! ♥

      Excluir
  5. Que caderno lindo!
    Eu tenho bastante dificuldade de me organizar ;-; há alguns meses atrás eu fiz um caderninho todo enfeitado com washi tape e adesivos para marcar meu progresso com dieta/exercícios, mas foi acabar as páginas que enfeitei (e por uma grande coincidência foi no meio do lockdown que estava tudo fechado pra comprar washi tape) que minha organização e vontade de escrever no caderno foram por água abaixo. Agora comprei um caderninho menor, já com as linhas prontas, e deixo na mesa da cozinha para eu não esquecer de marcar o que comi rsrs.
    Eu estou tentando me organizar também colocando alarmes no celular para eu não esquecer certas tarefas. Pelo menos com meu remédio anda funcionando, porque se for deixar para eu lembrar sozinha, não rola.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!! ♥

      Eu sei bem como é! Muitas vezes quando não estou com energia de fazer algo bonitinho, perco a vontade de usar o caderno e acabo não fazendo nada ou não registrando as coisas kkkkk :(
      Talvez usar um aplicativo de organização funcione pra você?

      beijos ♥

      Excluir
  6. É realmente muito difícil administrar a liberdade e o tempo livre. Felizmente estou usando bastante o planner que comprei para esse ano. A sua caderneta é muito bonita e organizada, já me increvi no seu canal ♥ Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!
      Muito obrigada, Isadora! Quase não posto coisa lá, geralmente é quando preciso hehe. Beijo ♥

      Excluir
  7. Tinha postado um comentário antes, mas será que ele não foi?
    Enfim, ADOREI que você fez um vídeo para compartilhar mais do teu caderno de organização!
    Preciso muito voltar a definir horários para a minha rotina, me deixar muito ~livre~ não funciona comigo XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Apareceu não :(

      Obrigada! Fico feliz, seu comentário em um post anterior foi um dos motivos de ter feito a postagem e o videozinho :3

      Sim, liberdade demais às vezes atrapalha hhejef

      Excluir